Assinatura RSS

Wedding Brasil 2012

Publicado em

Iluminar Pessoas: Minha Grande Paixão

Os meus primeiros passos na fotografia foram clicando books. Naquela época e sempre muito motivado a aprender mais, fiz diversos cursos e li sobre fotografia em vários meios. Conversando com fotógrafos mais experientes, um deles me ensinou que: “quando presente em uma foto, o ser humano se torna o elemento mais importante dela, não importa a situação”. Desde então, decidi que fotografar pessoas seria o meu grande objetivo na fotografia e aprender a iluminar este “elemento” da imagem se tornou meu grande desafio.
Das locações, fui me arriscando no estúdio e, ainda sem muito conhecimento, me atrapalhava em meio a tantos acessórios e equipamentos disponíveis. Era difícil achar info

rmações claras e objetivas sobre iluminação de pessoas e fotografia em estúdio, mas logo que iniciei pude perceber como as técnicas de locação poderiam ser assimiladas no estúdio e vice-versa.
Fotografando retratos, books, moda e casamentos, vi como é importante saber iluminar pessoas e os conhecimentos são cumulativos e complementares. O estúdio se tornou meu grande campo de experimentações e nele testava técnicas que aplicava depois nos outros segmentos que fotografava.
Neste meio tempo, o vídeo e o cinema sempre chamaram minha atenção e estudando diretores e movimentos do cinema, aprendi que cada um tem um estilo de iluminar e segue uma corrente de pensamento. Estas formas de usar a luz artificial e até de aproveitar a luz natural são sem dúvida, a marca de todo fotóg

rafo e o que o distingue dos demais. Estão diretamente ligadas ao repertório e referenciais de cada um, mas o domínio das técnicas pode levar qualquer fotógrafo limitado a um trabalho sem fronteiras.
Tão logo iniciei a fotografar, sempre dediquei um tempo à experimentar com o vídeo e meu primeiro trabalho foi como editor de vídeos de casamento. Pouco tempo depois estava filmando casamentos e produzindo videoclipes, gravando vídeos pessoais, para bandas e algumas empresas. Comecei a entender a filmadora a partir dos conhecimentos que tinha com a máquina fotográfica, mas minha grande “arma” era o conhecimento que tinha de iluminação e, com poucos recursos de luz tentava dar o melhor acabamento para os meus vídeos, que naquela época não passavam por nenhum tratamento de imagem, pois ainda não tinha muita habilidade com edição.
Desde que fotografei meu primeiro book, as oportunidades e os trabalhos apareceram meio sem “avisar”; sem que pudesse me preparar muito, mas seja fotografando modelos ou noivos, em estúdio ou locação, com uma filmadora ou uma câmera fotográfica na mão, a luz tem sido minha maior aliada e aprendi que, com ela posso transformar o ambiente frio do estúdio em um lugar cheio de emoção para um casal ou um parque abandonado em um local cheio de glamour para um ensaio de moda. Ainda carrego a mesma curiosidade e espírito investigador que tive no início da minha fotografia e a luz cada vez me fascina mais, assim como o ser humano. Sendo ele, “o elemento mais forte de um quadro”, iluminar pessoas é minha grande paixão.

A oportunidade de compartilhar meus conhecimentos em um congresso como o Wedding Brasil me traz muita satisfação, pois acredito que assim como eu muitos fotógrafos podem se beneficiar das técnicas de iluminação apreendidas em estúdio: seja no casamento, seja em suas sessões com os noivos. N0 workshop Estúdio sem Segredos, vou mostrar como formei meu repertório na fotografia e mudei meu estilo e formas de aproveitar a luz. Apresentarei equipamentos de iluminação utilizados para vídeo que podem ser empregados na fotografia, técnicas eficazes de iluminação de pessoas e como utilizar este grande recurso para criar emoção em suas fotos e transformar qualquer ambiente. Ainda nele, vamos ver como extrair o máximo dos flashes de estúdio e dos dedicados e obter com ele o controle que tanto gostamos nas luzes contínuas.

Confira mais sobre o Workshop aqui.

Aguardo vocês!

Daniel

Deixe um comentário

